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quarta-feira, 25 de julho de 2012

Pujança e miséria do ativo ROMI3 ou Indústrias Romi





Em 20/10/2010 o ativo gechou  no pujante valor de R$ 15,37.
 Em 29/12/2011 fechou em R$ 6,74 com queda anual de -51,48%.
Na data de 24/7/2012 fechou em R$ 5,10 
                                                                     A empresa. Nasceu no estado de São Paulo mais precisamente no municípíuo de Santa Bárbara D'Oeste, em uma oficina pequena oficina de conserto de automóveis criada em 1930 pelo comendador Américo Emílio Romi. A oficina chamava-se Garagem Santa Bárbara. No ano de 1934 iniciou a produção de máquinas agrícolas e em 1938 mudou a sua razão social para Máquinas Agrícolas Romi Ltda.


                                                                    O primeiro torno. Em 1941 fabrica o primeiro torno mecânico, marca IMOR, modelo TP-5.

                                                                    O trator Toro. O primeiro trator fabricado no Brasil foi o Toro produzido por esta empresa emn 1948.

                                                                     Romi Isettao primeiro automóvel brasileiro. Inicia a produção  do primeiro automóvel brasileiro, o ROMI-ISETTA. O Fusca não é o primeiro carro brasileiro como muitos pensam, uma vez que este começou a ser fabricado no Brasil em 1959 mas em 1956 tivemois o nosso verdadeiro carro nacional, a Romi Isetta, produção que perdurou até 1961, quando foram produizidas cerca de 3.000 unidades. A pequena barata foi lançada em terras nacionais em 1959. O projeto era do engenheiro aeronáutico italiano Ermenegildo Preti com a colaboração de seu amigo Perluigi Raggi criaram o Romi-Isetta atendendo aos novos padrões automotivos que a Guerra exigiu. O veículo foi apresentado em 9 de abril de 1953, pela empresa italiana Iso Automotoveicoli, no Salão de Turim, o projeto foi denominado Isetta. O carro possuía características bastante reduzidas, como um única porta frontal, tanque de combustível para 13 litros e medidas bem pequenas. Fazia  25 km com apenas um litro de gasolina com seu motor de 4 tempos, refrigerado a ar e 1 cilindro levava o carro a uma velocidade máxima de 80Km/h. No Brasil o Romi-Isetta foi lançado em 5 de setembro de 1956. Em 1955 a empresa Iso Automotoveicoli concedeu os direitos de produção do modelo para as Indústrias Romi S.A.                                          

                                                           Clube dos Proprietários de Romi-Isetta. Este clube foi fundado pelo cineasta Anselmo Duarte com a finalidade de organizarem passeios e outras atividades envolvendo este veículo com a cara do Brasil. Na chamada Caravana da Integração Nacional o Presidente Juscelino Kubischeki entrou em Brasília na data de 2 de Junho de 1960 dentro de um veículo Romi-Isetta.

Primeiro veículo brasileiro de 1956
 Entrada na bolsa em 1972. Transforma-se em uma Sociedade Anônima de capital aberto com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo;
                                                             
                                                                     1974. Inicia a fabricação de Máquinas Injetoras de Plástico

                                                                     1985. Criação da Romi Machine Tools, Ltd., nos EUA, subsidiária integral de Indústrias Romi S.A., para suporte à rede de distribuição dos produtos ROMI no mercado norte-americano.


                                                                      2001. É criada a Romi Europa GmbH, com sede na Alemanha, subsidiária integral de Indústrias Romi S.A., para suporte à rede de distribuição dos produtos ROMI no mercado Europeu;
                                                                

                                                                       80 anos em 2010. Em junho, a Romi completou 80 anos de atividades.

                                                                        Terceiro trimestre de 2011. O seu lucro líquido recuou 65,7% em relação ao mesmo período de 2010, passando de R$ 25,30 milhões para R$ 8,66 milhões.


                                                                       Segundo semestre de 2012. A empresa viu a sua receita líquida reduzir em 38%, comparada com o mesmo período de 2011 ou a receita foi de apenas R$ 107,1 milhões. Sem receitas há menos chances de lucros. O prejuízo foi de 21,8 milhões. A empresa destacou o nível elevado de estoque, ou seja, a empresa sentiu a freada da economia brasileira mundial.
                                                                  Desindustrialização brasileira. É fato notório que o Brasil se transformou em um produtor e exportador de comodities e, por conseguinte, o governo não dá a devida atenção ao parque industrial brasileiro. Com a valorizxação do real a partir de 1994 o fenômeno da desendustrialização se aprofundou e o país praticamente só tem comodities como produto exportador de ponta e pujante. A indústria está no limbo. Se as comodities cairem de preço de uma hora para outra o país terá problemas sérios. Esta realidade afeta a nossa empresa que é uma indústria que fabrica máquinas e ferramentas. É o risco governamental-fisiológico-demagógico do ativo que tem uma história brilhante na indústria brasileira. Se a empresa tivesse sido fundada nos EUA com a história inovadora que tem, hoje, certamente, seria uma das maiores empresas do mundo. Ao lado do risco governamental monstruoso temos a concorrência acirrada da indústria alemã, chinesa, japonesa e de outros países. C'est la vie.

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