Em 20/10/2010 o ativo gechou no pujante valor de R$ 15,37. Em 29/12/2011 fechou em R$ 6,74 com queda anual de -51,48%. Na data de 24/7/2012 fechou em R$ 5,10 |
O primeiro torno. Em 1941 fabrica o primeiro torno mecânico, marca IMOR, modelo TP-5.
O trator Toro. O primeiro trator fabricado no Brasil foi o Toro produzido por esta empresa emn 1948.
Romi Isettao primeiro automóvel brasileiro. Inicia a produção do primeiro automóvel brasileiro, o ROMI-ISETTA. O Fusca não é o primeiro carro brasileiro como muitos pensam, uma vez que este começou a ser fabricado no Brasil em 1959 mas em 1956 tivemois o nosso verdadeiro carro nacional, a Romi Isetta, produção que perdurou até 1961, quando foram produizidas cerca de 3.000 unidades. A pequena barata foi lançada em terras nacionais em 1959. O projeto era do engenheiro aeronáutico italiano Ermenegildo Preti com a colaboração de seu amigo Perluigi Raggi criaram o Romi-Isetta atendendo aos novos padrões automotivos que a Guerra exigiu. O veículo foi apresentado em 9 de abril de 1953, pela empresa italiana Iso Automotoveicoli, no Salão de Turim, o projeto foi denominado Isetta. O carro possuía características bastante reduzidas, como um única porta frontal, tanque de combustível para 13 litros e medidas bem pequenas. Fazia 25 km com apenas um litro de gasolina com seu motor de 4 tempos, refrigerado a ar e 1 cilindro levava o carro a uma velocidade máxima de 80Km/h. No Brasil o Romi-Isetta foi lançado em 5 de setembro de 1956. Em 1955 a empresa Iso Automotoveicoli concedeu os direitos de produção do modelo para as Indústrias Romi S.A.
Clube dos Proprietários de Romi-Isetta. Este clube foi fundado pelo cineasta Anselmo Duarte com a finalidade de organizarem passeios e outras atividades envolvendo este veículo com a cara do Brasil. Na chamada Caravana da Integração Nacional o Presidente Juscelino Kubischeki entrou em Brasília na data de 2 de Junho de 1960 dentro de um veículo Romi-Isetta.
Primeiro veículo brasileiro de 1956 |
Entrada na bolsa em 1972. Transforma-se em uma Sociedade Anônima de capital aberto com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo;
1974. Inicia a fabricação de Máquinas Injetoras de Plástico
1985. Criação da Romi Machine Tools, Ltd., nos EUA, subsidiária integral de Indústrias Romi S.A., para suporte à rede de distribuição dos produtos ROMI no mercado norte-americano.
2001. É criada a Romi Europa GmbH, com sede na Alemanha, subsidiária integral de Indústrias Romi S.A., para suporte à rede de distribuição dos produtos ROMI no mercado Europeu;
80 anos em 2010. Em junho, a Romi completou 80 anos de atividades.
Segundo semestre de 2012. A empresa viu a sua receita líquida reduzir em 38%, comparada com o mesmo período de 2011 ou a receita foi de apenas R$ 107,1 milhões. Sem receitas há menos chances de lucros. O prejuízo foi de 21,8 milhões. A empresa destacou o nível elevado de estoque, ou seja, a empresa sentiu a freada da economia brasileira mundial.
Desindustrialização brasileira. É fato notório que o Brasil se transformou em um produtor e exportador de comodities e, por conseguinte, o governo não dá a devida atenção ao parque industrial brasileiro. Com a valorizxação do real a partir de 1994 o fenômeno da desendustrialização se aprofundou e o país praticamente só tem comodities como produto exportador de ponta e pujante. A indústria está no limbo. Se as comodities cairem de preço de uma hora para outra o país terá problemas sérios. Esta realidade afeta a nossa empresa que é uma indústria que fabrica máquinas e ferramentas. É o risco governamental-fisiológico-demagógico do ativo que tem uma história brilhante na indústria brasileira. Se a empresa tivesse sido fundada nos EUA com a história inovadora que tem, hoje, certamente, seria uma das maiores empresas do mundo. Ao lado do risco governamental monstruoso temos a concorrência acirrada da indústria alemã, chinesa, japonesa e de outros países. C'est la vie.
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