Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Heráclito de Éfeso, o devir eterno que incomoda a nossa alma

Heráclito de Éfeso de Johannes Moreelse
1603-1634
O devir, o movimento que joga tudo para o
futuro que na verdade nunca chega

...nada permanece o mesmo, nem por um instante...


                                                                Devir. A palavra devir significa devenir. Então, devir significa a transformação incessante e permanente pela qual as coisasse constroem e se dissolvem noutras coisas. Também podemos usar a expressão vir-a-ser.

                                                                Heráclito de Éfeso. Este filósofo nasceu em Éfeso na Jônia, 540-480 a.C. É considerado o mais importante dos pré-socráticos, conhecido também como “O Obscuro”. Os seus pensamentos foram expostos através de aforismos, aforismo é uma espécie de ideia condensada em uma frase. Heráclito ficou impressionado com o movimento que criava e destruía simultâneamente em um jogo interminável em que a matéria é o objeto sendo jogado no insensível espaço para o um e depois para o zero, para o sim e o não, em perguntas e respostas misteriosas, incompreensíveis e atordoantes. Assim, sua ideia mestra é o devir eterno, o seu pensamento tem o movimento como chave, não um movimento qualquer mas o eterno movimento. O mundo heraclitiano é um lugar dinâmico, um fluxo de energia, de fogo, uma mudança permanente, acreditando sempre que nada permanece o mesmo, nem por um instante.

...a necessidade de motoristas-filósofos...
                                                                 Caindo no futuro constantemente. Seu pensamento perturba e condena o presente, sempre o devir empurrando para o futuro, para a vida, para a destruição, sempre os opostos vida e morte se cruzando, como se fossem uma unidade mística. Compreendê-lo ajuda-nos a compreender o movimento, o devir e o perigo nas estradas, ninho de movimentos. Quando nos sentimos num devir, num futuro sem fim, ficamos com medo do futuro que parece se confundir apenas com movimento sem sentido. Aí nos sentimos caindo no abismo do tempo e nesta queda o olhar pode dizer que não existe passado, que o presente é brevíssimo e sem sentido, que o futuro é apenas esperança e que ele na verdade nunca chegará pois depois do futuro existe outro futuro num fluxo constante e assim por diante até o fim dos tempos e no fim da vida podemos ficar com a impressão que tudo não passou de um sonho bem sonhado. Assim, o Devir, o futuro, pode ser um ser desabando no futuro.

                                                                   O físico Heráclito de Éfeso. Ele é também um físico e dos bons, sua teoria não está tão desatualizada, ou seja, é um filósofo que estuda, observa e fica deslumbrado com a natureza e em especial com o intrigante movimento que é dialético ou melhor ainda, cria e destrói, por isso o nosso Heráclito é considerado o pai da Dialética ou do diálogo das teses e antíteses. A física hoje é uma ciência independente da filosofia, na antiguidade era um ramo desta. A Física é a ciência que tem por objeto o estudo da natureza, em latim a palavra natureza é Physica. Como disciplina específica nasceu com Aristóteles, 384- 322 a.C., que a chamou de Filosofia Segunda, e possui três conceitos básicos. O primeiro destes conceitos é a noção da física como Teoria do Movimento ou Física Aristotélica, ou seja, física é a ciência que estuda o movimento procurando as explicações deste, neste conceito Deus seria o primeiro movimento e causador dos demais na natureza. A Teoria de Deus Como Primeiro Mobimento é encantadora e tem uma lógica sesquipedal, quando olhamos em nossa volta podemos perceber movimento, transformação por todos os cantos, destarte, esta essência poderia ter um criador, o primeiro movimento, isso nem a física pode deswcartar hoje pelos seus conhecimentos ridículos sobre a matéria, o que conhecemnos sobre a matéria é apenas superficial. Como é impossível provar a existência de Deus ou do mistério que criou os movimentos da natureza este conceito acabou sendo abandonado. O segundo conceito é a teoria da física como ordem necessária ou de causa e efeito e temos Newton como o principal representante. Este conceito matematiza a física e limita-se em descrever os fenômenos. Até hoje fica ressoando em nossas cabeças a fórmula matemática: S= So+V.T.  Com as novas descobertas, principalmente na física quântica, os cientistas perceberam a impossibilidade de descrever todos os fenômenos ou atrás de uma causa existe outra causa e assim por diante. Assim, a física caiu de joelhos e hoje esta ciência a partir de 1930 se limita a previsão dos acontecimentos futuros, graças à qual podemos organizar as nossas ocupações. Em resumo, no início a física era explicativa, tentava explicar a essência do movimento, como viram que isso era impossível uma vez ela teria que provar a existência de um causador do movimento ou de um Deus passaram para a física descritiva dos fenômenos mas com as novas descobertas viram que é impossível descrevê-los todos e hoje, a física se contenta com uma simples previsão falha do futuro. Hoje, estamos na fase da humildade do homem e da física, quanto mais se estuda, menor ficamos no cosmos.

Aristóteles, 384-322
A física como Filosofia Segunda
tentando explicar a essência do
movimento


                                   A 3000.000 mil quilômetros por segundo temos o fogo como resposta. Segundo a física a velocidade limite é de trezentos mil quilômetros por segundo. Recentemente foi divulgada uma pesquisa que os Neutrinos, matéria sub-atômica atingiram mais de trezentos e seis mil quilômetros, nada oficial ainda, se confirmado tudo que estou dizendo se desmoronará, o que me deixaria muito feliz. Nesta velocidade a matéria abalada profundamente pelo movimento, pela velocidade, se transformaria em uma bela energia, contudo, tal velocidade seria quase impossível de se conseguir. Destarte, podemos dizer ainda que Heráclito de Éfeso continua moderno. Ele e Einstein têm mais em comum do que se imaginam. A formula E = M.C² nada mais é que um pensamento sofisticado do que foi imaginado pelo primeiro há mais de dois mil anos atrás. O princípio da filosofia heraclitiana é o fogo místico que cria e destrói e isso dá cientificidade a sua teoria pois a matéria é igual a energia e o fogo é uma espécie de energia.

...se nós podemos prever o futuro, podemos mudá-lo com as nossas meditações...
                                                                    

                                                                  Estradas como ninho de movimento. Destarte, o homem é movimento de vida e de morte, é uma essência do devir heraclitiano. Só que não podemos esquecer que os nossos movimentos se tornaram rápidos demais, parecendo até que não estamos preparados para este movimento. As nossas estradas, exemplificativamente, como ninhos de movimento, por conseguinte, se transformaram em caos onde vidas de animais e pessoas são ceifadas. Por isso a necessidade de pensarmos em Heráclito de Éfeso. Uma corrida de formula um e uma partida de futebol são exemplos de movimentos apolíneos, criados pelos homens e que encantam, assim como as estradas, as quais em razão de potencializar o movimento, trazem vida e morte. Podemos dizer que o movimento é perigoso e misterioso, assim, uma estrada como ninho de movimentos é local de vida e morte, e por isso, urge a necessidade de motoristas-filósofos, assunto que trataremos adiante.

aforismo é uma ideia condensada em uma frase

                                                                   Previsão do observável ou já vi este filme. O terceiro conceito de física tratado acima pode ser resumido como a previsão do observável, como a causa e efeito, quando alguém diz que já viu este filme nada mais está dizendo que tudo era previsível, que não há surpresas, que isto já foi observado. Então, se nas estradas ocorrerem mortes e atropelamentos dos bichos podemos apenas dizer para o interlocutor “eu já sabia”, como se dissesse que você estava brincando com fogo, com o movimento. Se nós podemos prever o futuro, podemos mudá-lo com as nossas meditações. Neste momento, prestem atenção, não houve um encontro entre física e filosofia, duas ciências aparentemente distintas? Assim, não estranhem se um grande físico acabar se tornando um grande filósofo como Einstein e Newton se tornaram. Este fato são favas contadas em razão de nenhuma ciência explicar tudo. Aliás, Einstein passou décadas procurando o Princípio do Tudo ou um princípio ou ideia que explicasse toda a física, não concordava com o princípio da imprevisibilidade e brincava dizendo que Deus não joga dados, não obstante,  não chegou nem perto e atualmente existem muitas teorias, nenhuma é satisfatória, muitas são exóticas e incompreensíveis. A tarefa parece ser impossível, em um momento que a física parece ter se encontrado com a metafísica.

Entre os aforismos de Heráclito temos:

O sol é novo a cada dia.

Nos mesmos rios entramos e não entramos, somos e não somos.


...Estão procurando pelo Princípio do Tudo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário