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quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Pujança e miséria do ativo HYPE3 ou Hypermarcas

No ano de 2011, até o dia 5 de Outubro
já caiu incríveis -63,48%. Neste dia fechou a R$ 8,18.
 Na data de 7/11/11teve queda espetacular de 8,67¨
fechando em R$ 7,68.


                                                        Pujança. Algum tempo atrás esta empresa chegou a ser chamada de Unilever brasileira. Tinha feito 25 aquisições de outras empresas, passou a ser dona das marcas Etti, Monange, Assolan, Bozzano, Pom Pom dentre outras. Em maio de 2010 o valor da ação girava em torno de R$ 25,00, os otimistas falavam em valores de até R$ 40,00 para o ativo para o final de 2011.

                                                        Miséria. Se existem os otimistas vagando pelo mundo, graças à Zeus, pai dos deuses e dos homens, temos os pessimistas, os dois espíritos são necessários e complementares, infelizmente, muitos não conseguem entender isso. Se os otimistas apelidaram o ativo de Unileverr brasileira, os pessimistas apelidaram a empresa de polvo em alusão aos vários tentáculos deste bicho comparados com as dezenas de empresas do grupo Hypermarcas. Os pessimistas tem fumos de razão, ou seja, administrar uma empresa é difícil, imaginem várias com gestões totalmente diferentes. Não causaria nenhuma surpresa para eles o polvo se perder nos próprios tentáculos; algo como correr atrás de vários coelhos ao mesmo tempo; no primeiro trimestre de 2011 o lucro líquido caiu -40,3% em comparação com o mesmo período de 2010. Daí em diante houve quedas sistemáticas, neste ano até o dia 5/10 a queda é de -63.48% e em um ano de -70.17%.


                                                         A empresa vendo-se em dificuldades anunciou que não faria mais aquisições. Recentemente, surgiram notícias que estaria vendendo a marca Bozzano, notícia logo desmentida. Outro fato que nunca deve ser esquecido pelo investidor é que o ramo da empresa é o varejo, setor extremamente concorrido, com margens pequenas nos lucros e perspectivas de piora do quadro, ou seja, a concorrência, só faz aumentar, a guerra é sangrenta. Os juros brasileiros sempre foram um dos mais altos no mundo, tudo é explicado pelo fato do governo gastar mais do que devia, tudo impunemente, provocando inflação, aumento dos juros e prejudicando todos os varejistas. É a nossa triste realidade. O propalado aumento do poder aquisitivo da população de baixa renda não é fator que justificaria tanto otimismo; é que o aumento do consumo ocorreu pelo endividamento e não pelo pagamento à vista.

                                                       Para piorarem as coisas no começo deste ano saiu uma reportagem no site exame.com com previsão de perspectivas sombrias para o ano de 2011/2012 para a empresa.

                                                        Por outro lado o setor de varejo no mês de Setembro, como um todo, não foi bem. As incertezas europeias já fez o índice Bovespa cair quase 25%, ou seja, não só esta ação cai, como as outras. Só que as quedas do ativo HYPE3 fez dele o campeão, por enquanto leva a taça de maior queda.

                                                         
                                                        Outubro/2011. Anunciou a venda de algumas de suas marcas do setor de limpeza para a Flora. Isto está acontecendo em razão do setor de alimentos e higiene no Brasil nos últimos anos ter se tornado muito competitivo, dezenas de marcas foram lançadas. Está tentando vender a sua marca Etti; sentindo o peso da concorrência a empresa resolveu focar as suas atividades nos setores de medicamentos e higiene pessoal onde as empresas que compram são mais diluídas. O varejo é mais dominado pelo Pão de Açucar, Carrefou e Walmart.


                                                           O dia negro de 7/11/11. Neste dia o ativo recuou 8,57% cotado a R$ 7,68, tudo em razão do prejuízo de R$ 190,5 milhões no terceiro trimestre de 2011. No mesmo período do ano de 2010 o lucro foi de 78 milhões.



                                                          Será que haverá nova pujança do ativo no longo prazo se transforma\ndo na Unilever brasileira ou ele se tornará, sem choro e vela, em um Polvo travado pelos seus próprios tentáculos? Esta é a resposta que o futuro reserva. Ninguém neste mundo poderá responder com absoluta certeza esta alta indagação. Sempre será a pergunta sem resposta que ficará nestes textos específicos. Deverasmente, quem comprou na alta, na euforia, amarga prejuízos que parfecem por enquanto irrecuperáveis. prejuízos, Senhores, façam as suas apostas! Acrescentaremos acontecimentos relevantes sobre o ativo nos próximos anos.          
                                     

                                                              Janeiro/2012. Saiu o comentário que O BTG Pactual, de André Esteves, estaria negociando sua entrada no bloco de controle da Hypermarcas. A notícia é da coluna Direto da Fonte, de O Estado de S.Paulo. O interesse do banco de André Esteves na Hypermarcas surge quatro meses após um relatório do BTG Pactual derrubar o preço das ações da empresa assustadoramente nos últimos meses. No mê de setembro, o analista Fábio Monteiro, do BTG Pactual, divulgou um relatório expondo algumas preocupações em relação à capacidade de crescimento da Hypermarcas, o que o levou a rebaixar a recomendação da empresa de compra para neutra. Em razão desta notícia o ativo abriu em 6 de Janeiro de 2012 com a alta espetacular de +6,91% batendo na casa dos R$ 10,05. Pode ser um ruído ou uma notícia inconsistente, independentemente de ser verdadeira ou falsa, ou um fato relevante que fará o ativo subir com solidez, merece o estudo. O bom e risível é que o BTG bate no ativo como um lutador de boxe com o adversário nas cordas e depois interessa em comprar.


                                                                Primeiro trimestre de 2012, o trimestre em que o ativo se redimiu. Foi fantástico sair dos resultados ruins e apontar um lucro líquido de R$ 40,8 milhões e, ainda foi 24,01% superior ao de um ano antes. Foi de encher os olhos. Gosto muito dos lucros positivos e ao lado deles a receita líquida  e esta avançou 13,8%para R$ 897,1 milhões. Outra boa notícia foi o anúncio do início das operações da fábrica em Senador Canedo para Julho de 2012.


                                                                Segundo trimestre de 2012. Apontou prejuízo líquido de R$ 29,9 milhões no segundo trimestre, revertendo o lucro líquido de 53,3 milhões de reais obtido no mesmo período do ano passado. Segundo a empresa as despesas financeiras maiores decorrentes da variação cambial foram as maiores responsáveis pelo resultado ruim. Para piorar nos seis primeiros meses do ano, o lucro líquido da Hypermarcas ficou em 10,9 milhões de reais, queda de 87,4 por cento ante os 86,2 milhões de reais em igual período em 2011. Agora, um fato interessente foi o avanço da receita líquida, ou seja, foi de 957 milhões de reais no segundo trimestre, 11% maior que um ano antes. Nos seis primeiros meses do ano, a receita avançou 12,4%, para 1,854 bilhão de reais também um ano antes. Foram melhores que o esperado.



Finado Polvo Paul acertou 100% dos resultados da
copa do mundo de 2010. Os polvos vivem pouco.
Será que a Hypermarcas é um polvo como
 dizem alguns?

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