O número doze. O número doze está cheio de mistérios. Se hoje temos a Mulher Maravilha e o Super Homem, antigamente, os gregos tinham como um de seus heróis Hércules que nos faz lembrar o número doze. O nosso herói antigo foi obrigado por seu primo Euristeu, rei de Argos, uma cidade grega, a cumprir doze trabalhos ou doze aventuras. Na verdade Euristeu cumpria os desejos da deusa Hera que queria se vingar de Zeus por tê-la traída com Alcmena, mãe de Hércules. Hera na mitologia grega é a defensora do casamento legal, inimiga dos amantes e dos concubinos. |O seu oposto é a sensual e devassa deusa Afrodite. Depois da décima segunda aventura Hércules alcançou a imortalidade, indo morar no Olimpo junto com o seu pai celestial Zeus, todo poderoso, pai dos homens e dos deuses. O seu nome vem de héra que sighnifica em grego Hera e cléos que significa glória ou então por incrível que pareça Hércules significa a glória de Hera. O nome correto do nosso herói quando realizava os trabalhos é Alcides que em grego significa força ou vigor e só virou a glória de Hera após expiar os doze trabalhos.
Fraude de Zeus. Zeus, todo poderoso, desejando livrar a terra dos monstros que habitavam aqui nesta época queria um representante para destruí-los e escolheu a mais linda das mulheres, a tebana Alcmena prometida de Anfitrião para concebê-lo. Zeus se transformou em Anfitrião e, depois de três longas noite de amor, em que o tempo parou, engravidou-a de Hércules.
Criação da via láctea. Após trair sua esposa Hera com Alcmena, nascido Hércules, Zeus encarregou o deus Hermes a fazer com que Hera o amamentasse pois se sugasse o leite sagrado ganharia a imortalidade. Este deus Hermes era o mensageiro dos deuses, alcoviteiro, protetor dos ladrões, das estradas e dos caminhos. Hermes aproveitou um sono de Hera e colocou o bebê para sugar o leite de Hera que o fez com tanta força que ela acordou e o repeliu esparramando leite sagrado pelo céu, o que criou a via láctea. É uma bonita versão da criação da via láctea pelos gregos e é gratificante sabermos que somos filhos do sagrado leite materno de Hera, para quem não sabe na via láctea se encontra a terra.
Então podemos dizer que o número doze representa o fim de algo, terminar um trabalho, alcançar a imoretalidade, transformar-se em um deus. O número doze é o ponto final, a abençoada morte no sentido positivo ou o descanso da alma. Uma prova banal que o n úmero doze representa o fim de algo é que temos doze meses e dezembro é o doze, o fim de um ciclo de 365 dias. No próximo ciclo haverá renascimento e, por isso, o número doze morre e deixa esperanças. Morte e esperança uma junção no número doze.
O número doze é o número de Jerusalem Celeste, doze são as suas portas, doze apóstalos e doze cadeiras.
No tarô a carta número doze traz um enforcado, ou o melhor indica o fim de um ciclo não necessariamente a morte, já a carta número 13 simboliza claramente a morte.
Os Axiomas de Zurique são doze, destacados em algarismos romanos, os números comuns destacam os axiomas menores:
I - DO RISCO
Preocupação não é doença, mas sinal de saúde. Se você não está preocupado, não está arriscando o bastante.
1 - Só aposte o que vale a pena.
2 - Resista à tentação das diversificações.
II - da GANÂNCIA
Realize o lucro sempre cedo demais.
3 - Entre no negócio sabendo quanto quer ganhar; quando chegar lá saia.
III - DA ESPERANÇA
Quando o barco começar a afundar, não reze. Abandone-o.
4 - Aceite as pequenas perdas com um sorriso, como factos da vida. Conte incorrer em vários, enquanto espera um grande ganho.
IV - DAS PREVISÕES
O comportamento do ser humano não é previsível. Desconfie de quem afirmar que conhece uma "nesga" do que seja do futuro.
V - DOS PADRÕES
Até começar a parecer ordem, o caos não é perigoso.
5 - Cuidado com a Armadilha do Historiador.
6 - Cuidado com a Ilusão do Grafista.
7 - Cuidado com a Ilusão de Correlação e a Ilusão de Causalidade
8 - Cuidado com a Falácia do Jogador.
VI - DA MOBILIDADE
Evite lançar raízes. Tolhem seus movimentos.
9 - Numa operação que não correu bem, não se deixe apanhar por sentimentos como lealdade ou saudade.
10 - Jamais hesite em sair de um negócio se algo mais atraente aparecer à sua frente.
VII - DA INTUIÇÃO
Só se pode confiar num palpite que possa ser explicado.
11 - Jamais confunda palpite com esperança.
VIII - DA RELIGIÃO E DO OCULTISMO
É improvável que entre Os desígnios de Deus para o Universo se inclua o de fazer você ficar rico.
12 - Se astrologia funcionasse, todos os astrólogos seriam ricos.
13 - Não é necessário exorcizar uma superstição. Podemos curti-la, desde que ela conheça o seu lugar.
IX - DO OPTIMISMO E DO PESSIMISMO
O optimismo significa esperar o melhor, mas confiança significa saber como se lidar com o pior. Jamais faça uma jogada por optimismo apenas.
X - DO CONSENSO
Fuja da opinião da maioria. Provavelmente está errada.
14 - Jamais embarque nas especulações da moda. Com frequência, a melhor hora de se comprar alguma coisa é quando ninguém a quer.
XI - DA TEIMOSIA
Se não deu certo da primeira vez, esqueça.
15 - Jamais tente salvar um mau investimento fazendo "preço médio".
XII - DO PLANEAMENTO
Planeamentos a longo prazo geram a perigosa crença de que o futuro está sob controle. É importante jamais levar muito a sério os seus planos a longo prazo, nem os de quem quer que seja.
16 - Fuja de investimentos a longo prazo.
Epilogando o número doze é emblemático, a própria irradiação do cosmo. Ganhar dinheirocve conseguir preservá-lo é um trabalho hercúleo, os doze trabalhos de Hércules ou um ciclo virtuso completo.
...ganhar dinheiro todo mundo ganha, o difícil é conservá-lo....
Zé Perrengue, fã do número doze.
![]() |
Hércules |
zé perrengue!!!!! Hoje é o seu dia! Espero que tuuuudo aconteça de melhor para você e que continue sempre trazendo estes textos preciosos em seu blog!!!! Parabéns!
ResponderExcluirValeu Diny, nem que seja quase um ano depois. É o tempo
ResponderExcluirconfundindo tudo.