Total de visualizações de página

sábado, 17 de setembro de 2011

Lilith, a primeira mulher bíblica

John Collier, 1850-1934,
Lilith a primeira mulher bíblica,
os olhos não cansam de apreciar o belo
Lilith, a Deusa da Noite
                                                      A escuridão. No começo havia só escuridão sem um único feixe de luz vagando pelo cosmo, as trevas reinavam no incompreensível do uno, do único. O Um, o sossego da escuridão incomodava e  devorava tudo e Deus vendo que isso não era bom  disse: fiat lux ou faça-se à luz e, logo depois, criou a matéria enfeitando o espaço invisível e vislumbrando na sua sabedoria infinita a beleza do número Dois, o símbolo da divisão, da carência, desceu à Mãe Terra e tomou o barro em suas mãos sagradas como elemento seminal e da argila, como se fosse o pai dos escultores, esculpiu o homem ou Adão e depois a mulher ou Lilith, ambos totalmente iguais, esculturas do mesmo barro. E deus colocou o barro no paraíso e Adão e Lilith viviam felizes, até que Adão procurou confusões com Lilith, um anjo belo, à derramar luxúrias  pelo paraíso. Nas digressões e brincadeiras sexuais, Adão queria se divertir à valer. Não se importava com os desejos de Lilith ou melhor explicando a inglezia, Adão achava em seu machismo que só ele deveria ficar por cima, o que aborrecia a sua esposa que também gostava destas coisas. Para entendermos a essência de Lilith digo que seu nome origina-se do judaico Layil que significa noite; Adão, como palavra, relaciona-se com os judaicos adamá, adomdam que significam, respectivamente, barro vermelho, vermelho e sangue. Já o nome Eva também tem origem no judaico e significa vivente, tanto é que para o grego a tradição sempre traduz para o vocábulo zoé que significa vida. A tradução de tsella para costela teria sido um erro. 

Adão e Eva de Jan Gossaert
 Mabuse, 1478-1533, pintor
renacentista autor do quadro
 Dânae, uma obra prima
imperdível
                Aborrecimento definitivo. Um dia o nosso anjo sensual se aborreceu definitivamente e fugiu para as imediações do Mar Vermelho. Adão ficou triste e se sentiu completamente só, e Deus, preocupado com a sua imagem, mandou três anjos em embaixada reconciliatória para as imediações do Mar Vermelho ou Sanvi, Sansavi e Semangelaf.

As trevas reinavam no incompreensível do uno


                  Experteza Lilithiana ou uma revolucionária no paraíso. Lilith estava irredutível e não quis voltar ao ser arguida pelos três anjos. Alegou como matéria defensiva que tinha contrariado as leis ao andar em outras digressões com outros anjos conhecidos como demônios. Cocem a cabeça levemente, pensem, na verdade Lilith usou a própria lei divina da fidelidade para em seu benefício permanecer em liberdade. Então, a nossa Lilith, é o símbolo da mulher livre e independente, aquela que sabe o que quer. Ou uma revolucionária no paraíso.
A Criação de Adão de Michelangelo,
1475-1564, pintado na Capela Sistina
do Vaticano, uma das obras plástica
 mais linda que os olhos não
 cansam de
ver
Eva, a da costela. E Adão choroso continuou só e novamente o Criador interferiu e, compreendendo Adão, na sua indústria criativa, sacou de uma costela deste Eva, moldada na ideologia da submissão. Assunto resolvido.

...os olhos não cansam de ver...
                                       
                                                        Das provas. Temos que matar a cobra e mosrtrar o pau, às antigas, os ensinamentos indiciários que houve uma outra mulher bíblica está no primeiro capítulo do Gênesis, versículo 27 que esclarece:
A Expulsão do Paraíso de Michelangelo

                                                             
                                                                Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher
                     
                                                               Já no segundo capítulo gênesis, versículo 18, portanto, depois de Deus ter criado a ambos, o criador se manifesta:

                                                               O Senhor Deus disse: Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada.

                                                                Como isso é possível, se Adão e Lilith já haviam sido criados nos primeiro capítulo? Acontece que os escritos foram alterados, tudo para apagar Lilith da história criacionista. dos sacerdotes formais. Só que eles não perceberam o detalhe que cria um contradictio in terminis.
                                                               
                                                                                                                                                          
                                                                  Só no versículo 22 do capítulo segundo aparece Eva, como sub produto da costela de Adão:

                                                                   E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem
                                                                 

                                                                   Por qual motivo Adão faria a seguinte declaração já no versículo 23 do segundo capítulo:

                                                                   Disse então o homem: Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada. As traduções muitas vezes apresentam as seguintes variações, esta sim ou agora sim, contudo ambas escondem a existência de uma outra mulher. A emenda do soneto não ficou boa, deixou indícios.
                                                              
                                                                     Concílio de Trento. No ano de 325 depois de Cristo realizou-se o Concílio deTrento evento que decidiria quais os livros que seriam adotados pela Igreja. Segundo alguns a escolha foi na forma de colocar em cima de uma mesa todos os livros e os que não caíssem dela, seriam os verdadeiros. Historiadores afirmam que neste concílio além de ser escolhida a doutrina oficial, o papel da mulher submissa foi reforçado por novas versões nos textos escolhidos.
Detalhe do quadro A Criação de Adão
 de Michelangelo, o anjo Miguel.
Os olho admiram a perfeição das mãos
A maça como símbolo da árvore do conhecimento ou o conhecimento do bem e do mal, bem didatizada, tem origem mais tardia.

                                                                                          Sinfonia de uma calúnia, difamação e injúria. Depois Lilith se transformou na serpente que entregou à Eva a maçã que gerou a expulsão do paraíso. Segundo outra versão, este fato pode ser verdadeiro, só que Lilith não se conformava com a separação, que Adão não a entendesse e, por isso, como forma de vingança entregou a maçã para a concorrente. Em outras narrativas Lilith aparece como uma das cinco amantes do demônio. Também pesam sobre Eva acusações, algumas correntes teológicas, dizem que Eva foi seduzida por Lúcifer e que deste relacionamento nasceu Caim. Uma versão aceitável seria que Lilith tivesse apaixonada por Samael, anjo que significa a ira ou veneno de Deus, teria dado a ela o conhecimento do prazer e por isso ela abandonou Adão o que foi de encontro as leis de Deus que não permitia relações sexuais entre suas criaturas. Outras versões dizem que Deus castrou o anjo Samael como forma de punição eterna. E a maçã, o conhecimento, o prazer sexual, foi apenas, uma vingança de Lilith contra Eva. Pelo raciocínio oficial Eva teria sido a primeira pessoa a experimentar o prazer.

                                                                    Epilogando. Lilth é muito conhecida nos estudos ocultos, se transformou na rainda das bruxas, ora temida, ora admirada, cultuada por muitos que entendem a sua natureza. A Pomba Gira dos O homem contemporâneo está mais preparado para entender Lilith do que os de alguns séculos atrás. E Lilith já foi entendida e cultuada na antiguidade. Outros vem no mito a mudança do matriarcado para o patriarcado e os textos religiosos foram mudando de acordo com as conveniências do poder e do dsinheiro.  A deusa Isthar da babilônia pode ser uma antecessora deste anjo rebelde. Todos os mitos criacionistra tem algo em comum, a queda com promessas ou esperanças de elevação. Reparem que o mito grego criacionista de Pandora e Epimeteu é bem parecido com o católico e com milhares de outros. Sempre a queda, o pecado, a proibiçãso e as promessas de elevação. Não é plausível, hoje, as religiões discriminarem tanto a mulher e, elas como se tolas fossem, serem as maiores defensoras desta descriminação absurda e infantil. Somos iguais, o barro é o mesmo e essa lei está escancarada, é uma lei natural. O texto é uma homenagem a nossa Lilith.

...as verdades necessitam de atualização...


Isthar Deusa babilônica da fertilidade
e da lua

                                                                          Zé Perrengue.
Fiat Lux

2 comentários:

  1. zé perrengue, seu blog está cada vez mais lindo!!! parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS,ACENDRADAMENTE,PARABÉNS POR ESTAS PRECIOSAS COLOCAÇÕES - ALIÁS,CORAJOSAS,FRANCAS,INTIMORATAS E INTEMERATAS!!! PESSOALMENTE,ACREDITO,HOJE EM DIA E DORAVANTE,MERCÊ DE MINHA LIBERTAÇÃO DE CÂNONES RELIGIOSOS ORTODOXOS,QUE TODOS TEMOS QUE CONVIVER BEM COM NOSSO LADO SOMBRA - O ASSIM CHAMADO ' LADO NEGRO DA FORÇA ' É TAMBÉM PARTE INTEGRANTE DA ÚNICA,MESMA FORÇA,QUE É A VIDA,EM SUA MULTIDIMENSIONALIDADE.NOSSO EU INTERIOR É TAMBÉM MULTIDIMENSÓRIO,SOMOS EROS E TANATHOS,POR QUE NÃO CONVIVER BEM COM NOSSA LILITH INTERIOR? QUEM A TEME,DE CERTA FORMA,DO PONTO DE VISTA ESOTERISTA,INCLUSIVE,REVELA INFANTILIDADE E RIGIDEZ DOUTRINÁRIA,INADMISSÍVEIS EM UMA MENTALIDADE UNIVERSALISTA HOLÍSTICA.LILITH NÃO É RUIM,ELA É A PERSONIFICAÇÃO DA AUTOSSUFICIÊNCIA E DA INDEPENDÊNCIA PESSOAL - NEM MACHISMO,NEM FEMINISMO - QUE HOMENS E MULHERES INTEGREM SEUS CONTEÚDOS EVOLUTIVOS,NUM NÍVEL HOLÍSTICO DE ENTENDIMENTO E DE VIVÊNCIA HARMONIOSA,NA CERTEZA DE QUE SOMOS VIAJORES DA EVOLUÇÃO,FILHOS DO INFINITO,HERDEIROS DA ETERNIDADE.

    ResponderExcluir