Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O Morro dos Ventos Uivantes


Emily Jane Brontë, 1818-1848
Autora do clássico O Morro dos Ventos Uivantes

                 

                                                Wuthering Heights ou O Morro dos Ventos Uivantes é uma grande obra da literatura universal, um verdadeiro clássico. A autora do livro que escrevia sob o pseudônimo de Ellis Bell, a Senhorita Emile Jane Bronte nasceu na Inglaterra no ano de 1818 e morreu em 1848 de tuberculose, filha de Patrick e Maria e esta obra é o seu único romance. Suas irmas Charlotte e Anne Brontë também foram escritoras e seu irmão Branwell Brontë pintor.

Foi traduzido no Brasil por Lúcio Cardoso como o
Vento da Noite. Existem poucos exemplares desta tradução.
 No final o nome O Morro dos Ventos Uivantes prevaleceu.
                                                 Depois do falecimento de sua mãe, a sua tia foi morar com eles, e Emily e suas irmãs foram mandadas para um internato. Naquela época os internatos eram filmes de terror, as crianças sofriam verdadeiras torturas, trabalhavam até 16 horas, não comiam direito, não dormiam como deveriam devido ao frio intenso e falta de lugares adequados, sem falar nos rituais religiosos, verdadeiras torturas que eram despejadas em cima das crianças. Em razão disso duas de suas irmãs faleceram aí ou Mary e Elizabeth Brontë.
                                                  
                                                               Sua irmã Charlotte Bronte é autora de um livro que fez sucesso em sua época ou Jane Eire, escrito antes do Morro dos Ventos Uivantes mas com o tempo esta obra foi superada pelo Morro dos Ventos Uivantes que continua sendo um best seller. Por sinal, este livro trata de uma criança mandada para um orfanato por sua tia, a qual desejava que ela morresse, a criança sobrevive... Além do livro temos o filme feito pela BBC;


                                                                                      O livro não fez nenhum sucesso quando foi publicado em 1847, a escritora que nunca se casou morreu prematuramente e esquecida em 1848. Só depois a sua obra teve reconhecimento da crítica. Hoje é um dos livros mais lidos. Emily publicou também um livro de poesias com as suas irmãs Anne e Charlotte no ano de 1846.
                                                                                  

                                                                                       Heathcliff and Catherine Earnshaw. O Morro dos Ventos Uivantes é a propriedade, o palco onde se desenvolve toda a trama. Heatcliff  é o protagonista principal, um personagem atormentado, vingativo e loucamente apaixonado por Cathy ou Catherine Earnshaw; em razão de sua personalidade forte, genialmente desenvolvida pela autora, é um ícone, um marco, da literatura universal, como Capitu é no Brasil. É o pequeno órfão que é adotado pelo patriarca dos Earnshaw no início da história que depois se apaixona loucamente por Cathy. Após a morte do Sr. Earnshaw, Heatcliff é maltratado, desprezado e humilhado por Hindley Earnshaw, filho do patriarca que o transforma em um simples criado. Ao saber do noivado de sua amada com seu rival Edgar LitonHeathcliff deixa o Morro dos Ventos Uivantes; volta anos mais tarde, já rico e com muita sede de vingança por ter sido privado de ficar com Catherine. Inicia as suas vinganças casando-se com Isabella Linton, irmã de de Edgar Linton, este já marido de Cathy. Enfim, Heatcliff  é o herói que destrói a si mesmo e os demais. No enredo Cathy é a donzela apaixonada por Heatcliff mas que fica sempre dividida em assumir sua paixão por Heatcliff, seu verdadeiro amor, por ser ele um simples agregado na família, e o seu interesse pelo nobre Edgard Linton.

                                           Nunca se esqueçam. Que o livro tem mais de um narrador e foi escrito por uma mocinha tímida de 18 anos, introvertida, que passou o pouco da vida praticamente reclusa e que ainda teve o braço deformado quando foi atacada por um cão. Tomem tento, no livro a personagem Cathy também é mordida por um cão e Hindley Earnshaw, irmão de Cathy se transforma em um alcoólatra tal qual o irmão de Emily na vida real ou Patrick Branwell Brontë. Que existem duas Cathy...                                                                                                                                                         

                                                    Ellen, a testemunha de todos os acontecimentos, é a narradora principal da obra. Geralmente chamada de “Nelly”, é a criada de Catherine e Hindley. Esta personagem foi inspirada na fidelíssima serviçal de Emily Brontë, Tabhyta.


                                                    Música predileta. Uma das nossas músicas prediletas  é Wuthering Heights cantada e composta por Kate Bush, uma das faixas do álbum The Kick Inside, de 1978. Na internet é fácil ouvir esta música, muitos não se lembram do nome da música mas ao ouvi-la todos nos vamos nos lembrar já que fez muito sucesso no final dos anos 70, do século passado. Na música é belo, arrepiante, Kate Bush dizer como se fosse Cathy já morta chamando Heatcliff para viver com ela na eternidade o amor que não viveram em vida:  Heatcliff...It's me...Cathy. Come Home. I'm so cold ou Heatcliff, sou eu Cathy, venha para casa, estou com frio...



No filme de 1939 temos o impagável
 Laurence Olivier. O filme só retrata a
primeira geração ou a primeira parte
do livro.
Filme de 1939. É o mais famoso filme dentre muitos, vale a pena e é estrelado por Laurence Olivier e Merle Oberon, sob a direção de William Wyler. Essa adaptação elimina a segunda geração da história. Neste ano, ganhou o New York Film Critico Circle Award como melhor filme, e foi indicado ao Oscar de melhor filme. A mais antiga adaptação de Wuthering Heights foi filmada na Inglaterra, em 1920, e dirigida por A. V. Bramble. O filme de 1970, com Timothy Dalton como Heathcliff foi a primeira versão colorida do romance. Em 1978 a BBC lançou uma minissérie, estrelada por Ken Hutchison como Heathcliff e Kay Adshead como Catherine. O filme Wuthering Heights de 1992, estrelando Ralph Fiennes e pela bela Juliette Binoche é interessante por retratar a segunda geração.
                                                  

                                           Trilogia de cair o queixo. Um grande encanto intelectual, que requer disciplina hercúlea e paciência de elefante, é ler o livro, assistir alguns filmes baseados no livro, mormente o de 1939, e ouvir a música de Kate Bush. Aliás, esta música fica ressoando nos nossos cérebros por um bom tempo. Sem dúvida nenhuma, ao trilharmos esta trilogia, os nossos neurônios estarão bem servidos em deleites intelectuais indizíveis nestas trevas de ignorância que rondam a nossa sociedade. É o que recomendamos.
As irmãs Brontë, Anne, Emily e Charlotte
pintadas por seu irmão Patrick Branwell Brontë.
Repare que entre elas há a sombra de seu irmão.
Segundo uma versão Branwell teria passado
aguarrás em sua imagem depois de brigar com o pai.

2 comentários:

  1. Li o livro na minha adolescência, marcante, até hoje.

    ResponderExcluir
  2. Beleza, Askanio,

    Gosto tanto que já estou lendo novamente, verdadeira contemplação do bem.

    ResponderExcluir