Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Esperando Godot, na angústia

Esperando Godot, peça encenada
                              Nascemos todos loucos, alguns continuam. (Estragon, personagem beckettiano)


                                                                 

                                                            A necessidade de devorarmos Godot. Caríssimos, primeiramente muita saúde a todos, entrando no assunto, já que não posso fazer dormir o assunto, por favor leiam o irlandes Samuel Beckett (1906-1989) e em especial a sua peça teatral Esperando Godot. A leitura desta peça trará muitas alegrias a todos vocês uma vez que Samuel é o cara ou um dos caras. Ele nos faz pensar, diz pouco, quer que completemos a sua obra. Faz Despertar o ESPANTO tão caro aos filósofos e aos escritores. 


                                                           Obra histórica. Esta peça é muito importante historicamente em razão de ser um divisor de águas do teatro do século XX, ou seja, as peças teatrais nunca tinham sido escritas de uma maneira tão diferente como Samuel Beckett elaborou esta. Ler esta obra é pão com mel, como diz o lendário Sancho Pança de Miguel de Cervantes, ou é uma peça fácil e breve. Gosto da obra em razão dela fazer-nos refletir sobre a espera, a eterna espera. Acredito que a grandeza desta obra esteja também na escolha do próprio título. Uma escolha impagável do autor. A obra foi escrita em francês com o título En attendant Godot, traduzida para o alemão com o título Warten auf Godot e para o inglês Waiting for Godot.

                                               
                                               Originalidade. Uma grande obra tem uma originalidade e a grandiosidade desta é a sua redução descambando para o absurdo da espera. Os personagens principais apenas dialogam em um palco quase vazio a não ser por uma árvore desfolhada e a todo o momento eles se lembram ou nos fazem lembrar que estamos esperando Godot. Godot não aparece e nunca aparecerá, melhor nem pode aparecer, se aparecesse, provavelmente, tudo acabaria. Uma obra prima, sem um começo, meio e fim. O enredo é teoricamente muito simples e na verdade é muito complexo. Esperando Godot é o minimalismo e o absurdo levados ao extremo nas artes cênicas. Para quem não sabe minimalismo é uma tendência artística para o mínimo, para o simples, uma redução artística planejada. Podemos aprender com o autor que todo o excesso pode ser vício nos nossos escritos. Que as palavras ajudam, mas podem atrapalhar ou entregar Godot. Imaginem Capitu se Machado de Assis tivesse dado a palavra a ela, adeus mistério, polêmica e curiosidade.

                                                
                                            Quem é Godot? pode ser a riqueza em sentido amplo que nunca chega, a doença que nunca é curada, enfim a felicidade que não aparece ou o que você quiser. Quem sabe Deus, talvez a morte. O importante da peça é que estamos esperando Godot, o que basta é que esperando godot..., esperando godet..., esperando godin..., fica ressoando em nossas cabeças querendo ser complementado por zilhões de idéias.  

                                            
                                             Os personagens. Os personagens são os impagáveis maltrapilhos Vladimir e Estragon também chamados, respectivamente, Didi e Gogô. Eles estão ali, próximos a árvore desfolhada para atenderem ao chamado de Godot, Godet ou Godin e ficam ali esperando Godot. Nesse meio tempo aparecem Pozzo e Lucky, o primeiro um cego segurando uma corda amarrada no pescoço do segundo que se juntarão aos outros e por fim um menino que avisa que Godot não virá.


                                       
                                             Do útero para o túmulo é um parto difícil. Na primeira montagem da peça quase toda a platéia se levantou e foi embora indignada. Não souberam esperar Godot. Não entanto, a ficha caiu, a peça caiu no gosto da crítica e foi aclamadíssima, embora a maioria do público sempre ficasse arredia ao enredo. Pelo menos Justiça foi feita ao talento de quem escreveu obras como Molloy, Malone Morre e O Inominável. Como disse Samuel Beckett na peça: Do útero para o túmulo é um parto difícil. Oh, como é difícil o PARTO Samuel Beckett!


                                              Nada a fazer ou Angustia da espera. Esperando Godot é a peça da espera, da angústia da espera, da angústia do homem, por isso, simplesmente por isso, é uma peça marcante. Quanto mais você estuda a peça mais descobertas encontra e mais dúvidas surgem. O primeiro enunciado:  Nada a fazer, a cargo de Estragon é enigmático, exemplificativamente:


                                                            "Estrada no campo. Árvore. Entardecer.


                                                             Sentado sobre uma pedra, Estragon tenta tirar a bota. Faz força com as duas mãos, gemendo. Pára, exausto; descansa, ofegante; recomeça. Mais uma vez.


                                                             Entra Vladimir


                                                              Estragon


                                                               (Desistindo de novo) Nada a fazer."
                                                          
2=divisão, o homem, o relativo...
                                                            O número 2. Prestem  atenção em alguns detalhes: a dupla Vladimir e Estragon tem o mesmo número de letras em seus nomes, oito letras, dando a entender que são uma unidade, em dois, bem como, a outra dupla que aparece Pozzo e Lucky, cinco letras. Outro detalhe, duas duplas, usando todos chapés-coco, em que Lucky se identifica melhor com Estragon e Pozzo com Vladimir. Duas duplas, dois atos dando estrutura à peça e dois dias esperando Godot. O número dois pode simbolizar a união ou a divisão? Pergunta intrigante, o número 1 simboliza o uno; o absoluto; o indivisível; Godot; Deus; o que não é carente; a união de tudo;o que basta a si mesmo; o primeiro; a essência; o criador. Já o número 2 vem depois do número 1, significa a divisão; a discórdia; o conflito que tem duas versões; o homem; Epimeteu o que pensa depois e Pandora, a mulher de todos os dons, nossos pais gregos; Adão e Eva; talvez, a união do sádico e do masoquismo; a tese e a antítese; Hagel; o número dois é o complemento da obra de Beckett feito por nós. O número 2 na matemática é o único número par primo. Na Finlândia, no dia da independência, são acendidas duas velas significando a divisão, a independência. Beckett, sabiamente, se recusava a comentar sobre a essência da peça ou mais, precisamente, o que significava a palavra Godot.

                                                           Tudo=Angústia. Em verdade tudo é angústia, angústia da morte implacável. Infelizmente, como diz Sartre, a angústia maior, a morte, tira sentido de tudo e de todos e esperando Godot continuará um mistério para Beckett e para nós. Beckett foi feliz em construir uma peça reduzida na angústia, na angústia que só os homens sabem vivenciá-la e administrá-la.


                                                           Cito  outro trecho da peça para o nosso deleite espiritual:


                                                           Estragon
                                                           
                                                           Chega! Estou cansado.

Nada a fazer

                                                           Vladimir
                                                            
                                                            Prefere ficar plantado aí, sem fazer nada?
                
                                                            Estragon

                                                             Prefiro.

                                                             Vladimir

                                                             A escolha é sua

                                                             Estragon

                                                             Vamos embora.

                                                              Vladimir


                                                              A gente não pode.


                                                              Estragon


                                                              Por quê?


                                                              Vladimir


                                                               Estamos esperando Godot.

                                                               Estragon                                                    


                                                               É mesmo.



Waiting for Godot
                              Espera eterna. Epilogando, o pior, o melhor é que estamos esperando Godot; eternamente esperando Godot, Godot não virá, talvez, uma criança mandará um recado que ele não virá, então o nosso coração se encherá de novas esperanças com a mensagem da criança, ora, Godot não virá, poderá vir, e aí, em razão da tênue mensagem, ainda teremos forças para renovadas angústias, para continuarmos Esperando Godin ou  esperando o nada.
                                                     
                            Despedida. Samuel Beckett, nosso amigo espiritual, obrigado por ter existido, por ter esperado Godot como nós todos, ainda, esperamos, que você R.I.P. ou rest in peace ou descanse em paz, em sua Irlanda, terra de notáveis escritores.
                                                  


Samuel Beckett, talvez, esteja esperando Godot

                                                    




Cidade de Goiás-Go: Esperando Godot.


      

                                                          Zé Perrengue, Waiting for Godot.





5 comentários:

  1. é, realmente quase ninguém sabe esperar... a vida é a arte da espera!!!
    :)

    ResponderExcluir
  2. boas Fogaréu!!
    te conheci no blog do Kleber S, esse seu post de Samuel Beckett, merece ser compartilhado no Facebook, pois por lá tem monte de gente com pressa de ir a lugar nenhum...
    abraços de seu novo seguidor
    JCW

    ResponderExcluir
  3. Uau!! O pouco tempo que fiquei sem acessar o blog já percebi grande evolução. Também, com esse nível cultural e essa forma ímpar do zé perrengue de expressar as ideias, esse blog já é um sucesso!!!

    Parabéns :)

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelas visitas,

    Li o livro mas nunca assisti uma peça. Gostaria de assistir uma em francês. Não se esqueçam que Samuel Beckett tem um livro muito bom chamado Malone Morre, vale a pena.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir