Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Oscar Wilde

                             Caríssimos leitores, por favor leiam Oscar Wilde (1854-1900), se não for possível virar um fã, pelo menos leiam O retrato de Dorian Gray. Esta leitura vai trazer muita saúde espiritual a todos.

                             Tive o privilégio de ler duas vezes O Retrato de Dorian Gray, não sintam inveja, o livro é leve e em uma semana ou menos é possível lê-lo na maior lerdeza. Na última leitura analisei melhor um dos personagens: Lorde Henry, uma espécie de filósofo sarcástico do comportamento humano, um filósofo do mal, talvez, discípulo de Thomas Hobbes, aquele que diz que o homem é o lobo do homem. Este personagem é o próprio Oscar Wilde querendo nos levar para o caminho do mal, uma deliciosa tentação. Não podemos esquecer que, em resumo, na verdade o escritor é todos os seus personagens. No livro o personagem Dorian Gray faz um pacto com o demônio em busca da juventude eterna. Cinismo, ironia e sarcasmo estão presente em sua obra como características marcantes.



                               Cito alguns pensamentos de Lord Henry da obra O Retrato de Dorian Gray:

                             

                               "...pois no mundo só existe uma coisa pior que falarem de nós: é não falarem de nós."


                               Caros amigos, realmente, deverasmente, nunca vi ninguém chutar cachorro morto, nem os loucos de pedra e cerca de arame.

                                "A intelectualidade é em si um exagero e destrói a harmonia de qualquer rosto. Desde o instante em que alguém senta para pensar, torna-se todo nariz, ou todo fronte ou alguma coisa assim horrível. Repare nos homens que triunfaram nas profissões intelectuais. Como, de fato, são horrendos! Exceto, naturalmente, na igreja. Mas na igreja ninguém pensa.

                                Foi muito picante com o rosto dos intelectuais e também quando disse que na igreja ninguém pensa. Algumas décadas antes você seria queimado em uma fogueira, se não explicasse tudo tim tim por tim tim essa coisa que ninguém pensa na igreja. Conheci uma pessoa que conseguia pensar na igreja. Tudo bem, só que toda crítica é positiva, valeu Oscar Wilde, por isso, você continua vivo, Lorde Henry idem. A expressão "todo nariz" é bela,  vamos usá-la.
                                
                                "Aprendi a amar o segredo. Parece ser a única coisa que pode tornar a nossa vida misteriosa ou maravilhosa. A coisa mais vulgar nos parece deliciosa, se alguém a esconde de nós."

                                 Lorde Henry, as pessoas são curiosas.  Jogando uma bolinha de enxofre, você não conhece as da Vila Boa, talvez o esporte preferido da humanidade ou o melhor da vida é xeretar a vida alheia. A decepção é que descobrimos que a vida do outro é tão brega quanto a nossa e até cheia de dívidas.

                                 "E, quanto a acreditar nas coisas, acredito em todas elas, desde que sejam totalmente inverossímeis."


                                  Essa é de babar  Lorde Henry! Por isso gostei de você. Agora entendo porque certas pessoas acreditam em objetos voadores não identificados com revista nas bancas e tudo o mais que o cidadão tem direeito, certamente, desde que pague a sua crença. A democracia do capitalismo é reluzente.

                                  "Meu irmão mais velho teima em não morrer, e os mais novos dão a impressão de querer imitá-lo"
                                  

                                     Isso parece o humano desumano.


                                      "...mas não se pode por em dúvida que o gênio dura muito mais que a beleza."


                                       "O infiel é que conhece as tragédias do amor."


                                       " - Não existe influência boa, sr. Gray. Toda influência é imoral...imoral do ponto de vista científico."


                                       "- Porque influenciar uma pessoa é transmitir a nossa própria alma. Ela já não pensa com os seus próprios pensamentos, nem arde com as suas próprias paixões."

                                       "O único meio de nós livrarmos de uma tentação é ceder a ela."

                                        Caríssima cambada, tá explicado porque Oscar Wilde foi preso. Dizer para cedermos a tentação para nos livrarmos dela no século XIX foi desafiador, demoníaco. Realmente, sangue de Jesus tem poder. Fiquei com inveja de sua coragem só comparável a do finado Osama Bin Laden. Na verdade Oscar Wilde foi preso por  "cometer atos imorais com rapazes". Era homossexual e isso na Inglaterra era crime.


                                        "Só o medíocre não julga pelas aparência. O verdadeiro mistério da vida é o visível, não o  invisível...sim, sr. Gray, os deuses foram generosos para com o senhor. Mas o que os deuses dão, tomam logo em seguida."

                                          Isso é verdade, os gregos viviam dizendo que eles não podiam confiar nos seus próprios deuses. Lá na Grécia os deuses eram invejosos, vingativos e tinham todos os outros defeitos humanos. Sobre a religião grega da qual sou temente a Zeus, Afrodite e Dionídio digo sempre que sou admirador de sua democracia. Nela o homem comum pode casar com um deus e até se tornar um deles.
                                   
                                         "  Os jovens querem ser fiéis, não o são. Os velhos querem ser infiéis, e não conseguem."

                                          Pelo menos tem muito valetudinário tentando a missão impossível.
                                                
                                          "...a maioria das pessoas morre de uma espécie de senso comum progressivo, descobrindo, quando é demasiado tarde."


                                          "Os homens se casam por cansaço e as mulheres por curiosidade. Ambos ficam decepcionados."



                                           "O único encanto do passado reside justamente no fato de ser passado."

                                            
                                            "A humanide leva a si mesmo demasiadamente a sério. É o pecado original do mundo."

                                               "Tudo o que não conheçemos ou não entendemos, condenamos!" (enviada por Weidy)

                                              Um belo pacto com o denônio, digo,  uma bela trilogia cultural é assistir o filme Dorian Gray - Pacto com o diabo de 2001 e depois The Picture Of Doryan Gray de 1945, isso tudo antes de ler o livro.
                                      
                                            Se vocês querem mais moleza vamos ler o livro e localizar as frases. Faço um desafio, leiam o livro e encontre outros frases e me mande. É um blogue totalmente interativo, o primeiro do Brasil.

                                                            Este suspense é terrível. Espero que dure. (Oscar Wilde)

                                                            Muita saúde a todos.

                                                             Zé perrengue.





                                                                         Oscar Wilde


'




















































                    

Um comentário:

  1. Grande Zé Perrengue!
    Primeiramente parabéns ao blog, tá simplesmente sensacional.
    Saiba que não apenas já havia lido Oscar Wilde, bem como tenho uma obra dele: a alma do homem sob o socialismo. Diante de tamanha instigação aqui feita sob O retrato de Dorian Gray, concerteza o lerei e, buscando as frases a serem acrescidas.
    Bem, todas as citações e comentários são de extrema relevância, pois nos brinda ao saber que ainda existem pessoas inteligiveis que valorizam o intelecto. Que bom, teremos o que compartilhar!
    Um dos comentários me chama a atenção ao ponto de não resistir em enfatizá-lo:
    "ceder a tentação, livrarnos dela" ainda é desafiador e logo demoníaco ardentemente ainda nos dias atuais.Ora, tudo o que é diferente, desconhecido ou novo em relação ao outro se põe dogmatica e estrategicamente por grandes detentores do poder ideólogico, falar-se a aqui das religiões. Muitas dessas assim o fazem exatamente por saberem a gravidade ameçadora
    à sua massa de fiéis, pondo essa em risco se qualquer um desses se permitirem a aderição de um novo pensamento arbitrário ao dogma religioso. Cabe aqui, um cara chamado (Albert Einstein): "Uma mente que se abre a uma nova idéia, jamais retorna ao seu tmanho original".
    Lembrar-se a que só haverá uma expensão e evolução da mente que (se abrir) ao novo pensamento. Tarefa extremamente árdua nos dias atuais. É preciso saber a arte de ouvir. Assim o poder da linguagem se efetivará, pois uma vez solta a palavra, jamais terá-se volta.
    Em suma, é preciso que nos permitamos conheçer o outro, conhecer o diferente e perceber o como e o quanto pessoas que às vezes nem imaginamos, podem ter muito a nos ensinar e a até acrescentar, pois "Tudo o que não conheçemos ou não entendemos, condenamos!" (oscar wilde)

    ResponderExcluir