Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Pujança e miséria dos ativos USIM3 e USIM5 ou USIMINAS, primeira parte

 


O ativo USIM5 na data de 28/9/2009
estava em R$ 23,10. Já em 21/6/2012
fechou nos míseros R$ 6,67. Prova do quão
 variável é este mercado


...cobre e estanho é igual a bronze...
                                                                          O que é metalurgia? Um conjunto de técnicas desenvolvidas pelo homem que lhe permite extrair, manipular e produzir ligas metálicas. Este conjunto de técnicas começaram a ser desenvolvidas há 2.500 anos antes de Cristo e provocou mudanças históricas rápidas quando se passou a produzir as primeiras ligas metálicas. Usando o calor, nas primeiras fornalhas, o homem misturou cobre com estanho e obteve uma liga poderosa usada em armamentos conhecida por bronze; e o homem matou uns aos outros com o bronze, houve carnificinas memoráveis; depois trabalhando o minério de ferro o homem chegou ao aço que nada mais é que o ferro com uma menor concentração de carbono, mais precisamente, o ferro-gusa possui teores de carbono que variam entre 1,7% em peso a 6,67%. Abaixo de 1,7% de carbono, é conhecido como aço. O ferro é achado na natureza sob a forma de vários compostos, como a Hematita, Magnesita, Limonita, Siderita, Pirita e Ilmenita. O que é Siderurgia? O ramo da Metalurgia que reúne as técnicas para a fabricação e tratamento do aço. Aciarias.  A oxigênio ou elétricas são utilizadas para transformar o gusa líquido ou sólido e sucata de ferro e aço em aço líquido. Nesta etapa, parte do carbono contido no gusa é removida juntamente com impurezas
                                                                            
...o aço nada mais é que o ferro com menos carbono (abaixo de 1,7%) e o sangue entre os homens foi derramado com mais eficiência...
                                                               
                                                                           Abundância de ferro. Não se iluda, há abundância de ferro na natureza. Os dados não são exatos, mas levando-se em conta o atual consumo e as reservas já pesquisadas, há ferro para mais de 500 anos de exploração.

       

                                                                           Fundação. Em 1958, a Usiminas torna-se uma joint venture, com a participação de capital estatal nacional em parceria com acionistas japoneses.  A união com os japoneses deu-se por meio do acordo Lanari-Horikoshi, cujo objetivo era realizar aportes de capital na empresa e supri-la com tecnologia e equipamentos. O dia 26 de outubro de 1962 marca o início da operação da Usiminas. A Usina Intendente Câmara, em Ipatinga, Minas Gerais, deu o primeiro passo para a produção de aço com o acendimento do Alto-forno 1. Mas a história começou ainda na década de 50, quando um grupo de idealistas percebeu que a indústria siderúrgica seria essencial para o desenvolvimento do Brasil.

                                                                  

                                                                    Privatização. A privatização da Usiminas aconteceu em outubro de 1991. A siderúrgica foi a estatal brasileira que deu o pontapé inicial ao Programa Nacional de Desestatização (PND).


                                                                   Compra da Cosipa. No ano de 1993, controladores da Usiminas, por meio de um leilão promovido pela Bovespa, compraram a Cosipa. A compra da siderúrgica foi importante na história da Usiminas, pois foi o primeiro passo dado rumo ao processo de consolidação da companhia no Brasil e no mundo.

                                                                    
                                                                     As usinas. A Usiminas possui duas plantas siderúrgicas: a Usina Intendente Câmara, que ocupa uma área total de 10,5 milhões de metros quadrados, em Ipatinga, no Vale do Aço, em Minas Gerais, e a Usina José Bonifácio de Andrada e Silva, que está situada em uma área de 12,5 milhões de metros quadrados, no Polo Industrial de Cubatão, em São Paulo. As duas unidades possuem capacidade para produzir 9,5 milhões de toneladas de aço por ano.


                                                                     Usiminas Mecânica. A Usiminas Mecânica é uma provedora de soluções criativas e inovadoras para as indústrias siderúrgica, mineradora, automotiva, energética, petroquímica, naval e de infraestrutura do Brasil. No segmento de bens de capital, atua por meio da Usiminas Mecânica, que conta com experiência de 40 anos em projetos de portes variados. A empresa dispõe de produtos de alto valor agregado para os mercados de estrutura e pontes metálicas, equipamentos e montagens industriais, fundição, vagões ferroviários, siderurgia e óleo e gás. A Automotiva Usiminas é a única companhia nacional a produzir conjuntos completos, e cabines para automóveis, caminhões e comerciais leves pintadas nas cores finais
                                                                 
                                                                        Automotiva Usiminas. Localizada no município de Pouso Alegre, Minas Gerais, a Automotiva Usiminas é a única empresa de autopeças do Brasil que produz cabines completas para automóveis, caminhões e comerciais leves, pintadas nas cores finais. Sua atuação vai desde o desenvolvimento de projetos até o produto final, abrangendo as etapas de estamparia, armação, acabamento, pintura e montagem final de componentes.

                                                         
                                                                    A Usiminas é líder em aços planos. É líder no Brasil em aços planos, usados como matéria-prima importantíssima na fabricação de veículos e eletrodomésticos.
                                                                       Soluções Usiminas. É uma infraestrutura de processamento de aço e tecnologia para atender de forma customizada às demandas dos segmentos automobilístico, de autopeças, de construção civil, eletroeletrônico, de bens de capital, de utilidades domésticas, entre outros. Com 14 unidades industriais espalhadas em todo o País, a Soluções Usiminas se destaca por ser uma empresa full service, apta a processar mais de 2 milhões de toneladas de aço por ano. O capital da empresa está dividido entre a Usiminas (sócio majoritário), a Metal One Corporation e a família Sleumer. A Usiminas oferece um portfólio de serviços que agrega mais valor ao aço que produz. A Soluções Usiminas, por exemplo, destaca-se por ser uma empresa full service, apta a processar mais de 2 milhões de toneladas de aço por ano. São três unidades de negócio: serviços, tubos e distribuição. É capaz de apresentar uma variada gama de produtos ao setor de transformação e distribuição de aços planos.
                                                                          
                                                                        Centro de Tecnologia. O Centro de Tecnologia Usiminas é um importante diferencial competitivo. Criado para a melhoria dos processos, aprimoramento e desenvolvimento de novos produtos, o Centro Tecnológico é o maior do segmento na América Latina. Ele conta com profissionais capacitados nas diversas especializações relacionadas aos processos produtivos e comercializa serviços de ensaios e análise, além de assistência técnica.
A Usiminas foca no desenvolvimento de novos produtos, com maior valor agregado para os clientes, e na produção de aços de alta durabilidade. Com capacidade de produção inicial de 2,3 milhões de toneladas/ano, um novo laminador de tiras a quente permitirá à empresa expandir, a partir de 2012, seu portfólio de produtos mais nobres para o segmento industrial.
A empresa também iniciou a comercialização de chapas grossas que utilizam a tecnologia de resfriamento acelerado, conhecida como CLC, adquirida da Nippon Steel. Implantado em novembro de 2010, o processo permite à empresa fabricar chapas especiais, com alta resistência mecânica para uso em grandes profundidades marítimas, visando mercados como o de gasodutos/oleodutos e naval.
A capacidade produtiva de aços galvanizados por imersão a quente está sendo incrementada em 550 milhões de toneladas, atingindo o total de mais de 1 milhão de toneladas/ano. A nova linha foi inaugurada em maio de 2011. No foco, a ampliação da oferta de galvanizados de ultraresistência, mas com espessura reduzida, para o setor automotivo, de linha branca, construção civil e distribuição.
Os sistemas de gestão da qualidade, de todas as unidades operacionais da Usiminas, são certificados pela norma ISO 9001.

                                                               Segue segunda parte...












Nenhum comentário:

Postar um comentário